quinta-feira, 31 de maio de 2012

Os responsáveis


Depois de um primeiro semestre indigno, com eliminações no insosso Campeonato Carioca e na Taça Libertadores, o Flamengo parece ter escolhido o culpado pelo fracasso: Ronaldinho. A análise - feita por muitos - me parece equivocada e até certo ponto injusta. Evidentemente que o capitão e camisa 10 da Gávea está devendo e muito, mas apontá-lo como único responsável pela crise instalada no rubro-negro me parece uma visão simplista.

Se fizermos uma rápida reflexão, logo encontraremos uma série de motivos que deflagraram essa instabilidade no Flamengo. E é fácil perceber que os problemas aparecem de cima para baixo, de forma hierárquica e como uma bola de neve. É claro que é muito mais fácil jogar a responsabilidade nas costas do maior astro da companhia e, oportunamente, se eximir de culpa. Mas a discussão envolve vários fatores que contribuem e muito para o fracasso rubro-negro na temporada.

Num primeiro nível está a diretoria, que claramente não faz um bom trabalho e dá a impressão de que está completamente perdida, sem rumo, sem comando, em voo cego. Aliado à falta de estrutura profissional temos a inadimplência para com alguns atletas, que acaba por gerar um segundo problema: a insatisfação dos jogadores. Ninguém gosta de trabalhar com seus vencimentos em atraso. Seja qual for a área em questão. A gestão atual do Flamengo é, talvez, a pior da história do clube. Um amadorismo nunca antes visto, que afunda o clube e envergonha o torcedor.

E eu coloco os jogadores como o segundo nível na escala de responsabilidades no Flamengo. Insatisfeitos e sem comando, os atletas claramente não se empenham e adotam uma conduta extremamente prejudicial ao clube, desde noites mal dormidas à falta de luta dentro de campo. Fica difícil cobrar profissionalismo dos jogadores quando se olha pra cima e vê uma estrutura frágil e permissiva. Ainda assim, nada justifica a atitude de alguns atletas, que não respeitam a instituição e não merecem vestir o Manto Sagrado. E neste ponto, Ronaldinho é, sim, o principal vilão. Sem brilho e tampouco empenhado em melhorar, o jogador parece ter se acomodado e não dá sinais de que pode virar o jogo. Situação que piorou demais este ano, com o acúmulo de dívidas.

Num terceiro plano colocaria a incapacidade do atual treinador. Joel Santana viveu durante muitos anos daquela imagem folclórica. De um técnico paizão, brincalhão, que levava o grupo no papo e vez ou outra conseguia bons resultados. Pois bem. Esse Joel não existe mais. O que sobrou dele foi apenas a parte ruim, de um treinador ultrapassado, covarde e sem capacidade de comandar uma equipe do porte do Flamengo. Joel não tem a menor condição de continuar à frente do time, independentemente dos problemas de relacionamento com o elenco. A simples deficiência técnica do Natalino já seria motivo suficiente para demiti-lo.

Por fim, mas não menos importante, colocaria a torcida do Flamengo. Em outros momentos difíceis e de crise, por muito menos, mas muito mesmo, a massa já teria se manifestado, exposto sua revolta, sua insatisfação com o momento do clube. Volta e meia me pergunto o motivo pelo qual a torcida rubro-negra se tornou tão calada. Neste aspecto, acho que cada um que encontre sua própria resposta. Não cabe a mim responder. O fato é que nós, torcedores apaixonados pelo Flamengo, que aprendemos a amar este clube que tanto nos orgulhou, não podemos mais permitir que essa corja continue devastando a instituição. Pouco a pouco, o Flamengo vem se apequenando e isso é inadmissível. Não foi este Flamengo que eu aprendi a amar. E não é por este Flamengo que me tornarei motivo de piada. É preciso uma mudança urgente, em todos os setores do clube.

Pablo dos Anjos
@PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.