segunda-feira, 9 de abril de 2012

Inimigo íntimo


Nada é tão nocivo ao Flamengo quanto o próprio Flamengo. Me arrisco a dizer que nenhum time brasileiro é tão autodestrutivo quanto o rubro-negro carioca. Um autoflagelo difícil de entender, de explicar. Um bombardeio de críticas e problemas que surgem de hora em hora dentro do clube. O Flamengo parece ter um magnetismo com as crises. Não vive sem elas. Surreal!

A vexatória campanha na fase de grupos da Libertadores e a provável eliminação precoce servem, facilmente, para expor a fragilidade que o Flamengo vive atualmente. Uma instituição sem comando, sem regras. Sem nada. A lei que impera na Gávea - ou no Ninho - é a do Vale Tudo. Um oba-oba desmedido que tem transformado o clube numa verdadeira casa da mãe Joana. Uma presidente que não manda, diretores amadores, um capitão que não comanda e alguns jogadores que não se empenham. O resumo da ópera jamais poderia ser diferente do atual: um fracasso completo.


Desde o começo, quando o Flamengo passou pela pré-Libertadores e caiu no Grupo 2, sabia que os adversários do grupo não eram dificílimos, mas nem de longe as babas que muitos pintaram. Contudo, nada justifica a campanha abaixo da crítica do rubro-negro na competição sul-americana. Uma exibição, até aqui, patética, vergonhosa! Ao que parece, o Flamengo realmente não sabe ou desaprendeu a disputar a Libertadores. Uma pena para os milhões de torcedores, ávidos por novas conquistas. Particularmente, cansei de Estadual. Isso é pensamento pequeno, medíocre. Não condiz com a grandeza do Flamengo. Eu quero mais, muito mais!

O milagre da classificação pode acontecer? Evidente que sim! Afinal de contas, estamos falando de futebol, o esporte mais imprevisível do mundo. Mas mesmo que São Judas Tadeu trabalhe arduamente na próxima quinta-feira, os graves erros administrativos do clube não podem passar incólumes. Que esse papelão do Flamengo no primeiro semestre de 2012 abra os olhos da torcida e principalmente da atual diretoria, que gere, mal e porcamente, o maior time do Brasil. O Flamengo tem sido motivo de chacota e isso precisa mudar. Pra ontem!

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.