quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Aqui é Flamengo!



O ano é 2012, mas a sensação é de que a temporada passada ainda não terminou. Depois das frustrações de 2011, ano recheado de decepções e críticas - justas por sinal - ao time comandado por Luxemburgo, o Flamengo inicia a atual temporada sob pressão. Ainda em busca por reforços de peso, que elevem o nível técnico da equipe, a diretoria rubro-negra tem um desafio ainda maior em busca do sucesso no ano: criar juízo no atual elenco do Mais Querido.
Me parece evidente que a permanência de Thiago Neves, aliada às contratações de Vagner Love e um zagueiro experiente - Juan é o sonho de consumo -, colocarão, em tese, o Flamengo como um forte candidato à conquista da Libertadores 2012. Apesar do flagrante pessimismo de grande parte da torcida, acredito que os reforços chegarão e que o time de Luxemburgo terá condições de fazer boa campanha na temporada. Infelizmente, isso não é o ponto que mais me aflige.
Mesmo com muitos defeitos estruturais e táticos, sempre considerei o time do Flamengo de 2011 de razoável para bom. A grande falha, na minha visão, foi a falta de comprometimento da equipe. A irritante característica da empáfia. Luxemburgo e seus comandados davam a impressão - e acho que acreditavam nisso de fato - de que poderiam vencer seus jogos a qualquer momento. Uma soberba típica do Flamengo, mas que me pareceu insuflada pelo ego sem tamanho do "pofexô".
É claro que a falta de padrão tático da equipe foi fator preponderante para o desempenho irregular durante a temporada, mas é preciso admitir que o time do ano passado foi desinteressado em várias partidas, fanfarrão mesmo. Essa falta de seriedade não se aplica apenas ao campo de jogo. Muitos jogadores não tiveram condutas condizentes com a grandeza do clube. A começar por Ronaldinho Gaúcho, que aproveitou a noite carioca como poucos ano passado. Um capitão de verdade, de respeito, não pode agir assim, não pode ser o líder da gandaia. Tem de ser exemplo, referência. Isso sem falar no Willians, no Diego Maurício, no Alex Silva, entre outros.
Enfim, gostaria de ver um Flamengo diferente em 2012. Uma equipe consciente da importância de representar o Manto Sagrado. Unida, coletiva, empenhada em um objetivo maior: levar o Flamengo às vitórias. Por tudo isso, acho que a chegada de grandes jogadores não garante sucesso ao Mais Querido. É preciso mais, bem mais. A oportunidade está aí. Todo rubro-negro deseja fervorosamente conquistar novamente a Libertadores. E o elenco atual - com as possíveis e esperadas chegadas de Love e Juan - pode entrar para a história do clube mais popular do país. Mas sem foco e responsabilidade, nada disso será possível. O ano de 2011 foi praticamente jogado no lixo. Que 2012 seja diferente! Afinal de contas, errar uma vez é humano, insistir no erro é burrice.
Pablo dos Anjos Twitter: @PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.