quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Obrigado por tudo, Angelim!


Talvez nem no sonho mais otimista Ronaldo Angelim poderia imaginar que sua história no Flamengo seria escrita de forma tão fantástica e marcante. Autor do gol do hexa rubro-negro em 2009 - na "decisão" contra o Grêmio -, o zagueiro é exemplo a ser seguido, dentro e fora de campo.

Paulistano de nascimento e cearense de coração, Angelim é daqueles jogadores que fazem falta ao mundo do futebol. Avesso a badalações, o “Magro de Aço” esbanja simpatia e humildade. Sempre discreto, é muito querido tanto por companheiros de clube quanto por aqueles que convivem com o dia a dia do rubro-negro. Humilde e profissional, Angelim tem um coração do tamanho de seu amor pelo Flamengo.

Ronaldo Angelim faz a gente ter prazer em gostar de futebol. Faz o mais cético e incrédulo torcedor ser paciente, otimista. Como seria fantástico contar com vários “Angelins” num elenco de futebol. A vida com certeza seria mais fácil, mais divertida. As concentrações dificilmente tornariam-se enfadonhas e tediosas.

Minhas lembranças do camisa número 4 da Gávea sempre serão as melhores possíveis. E não apenas pelo gol antológico que marcou contra o Grêmio, após escanteio cobrado por Petkovic. O gol do “Hexa”, para mim, apenas coroou sua passagem pelo Flamengo. Com 284 jogos e 17 gols pelo rubro-negro, Ronaldo Angelim precisa e deve ser exaltado por muitos e muitos anos. Meu filho – quando tiver um – certamente ouvirá histórias de seu pai a respeito de um certo zagueiro franzino, que chegou ao rubro-negro em 2006 ainda desconhecido, vindo do Fortaleza. Saberá que aquele jogador de fala mansa e profissionalismo inigualável, representou como poucos o Manto Sagrado. Que fez muitos marmanjos barbados chorarem copiosamente de alegria.

Não posso e nem tenho a pretensão de falar sobre Ronaldo Angelim no aspecto particular, porque infelizmente não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Mas hoje, ao ler a matéria de colegas do Globoesporte.com – os ótimos Richard Souza e Janir Junior –, mais uma vez ratifiquei a impressão que sempre tive a seu respeito: Angelim é um ser humano ímpar, daqueles que a gente tem vontade de abraçar, de agradecer pela simpatia, pela humildade. Pela forma de viver. Um verdadeiro ídolo.

Escrevo este texto com os olhos marejados. Como rubro-negro fanático que sou, tenho consciência do quanto este zagueiro de 36 anos fez pelo meu Flamengo. É triste pensar que a partir do ano que vem não será mais possível ter o Magro de Aço em ação pelo Mais Querido da Gávea. A vida passa, eu sei. E apesar de não querer aceitar a verdade, o fato é que Ronaldo Angelim não consegue mais acompanhar a garotada. Não tem mais pernas para seguir brilhando pelo Flamengo. E isso me entristece demais. Angelim é daqueles atletas que você quer que fique em seu time de coração eternamente. Futebol não é feito apenas de craques. E no mundo robotizado em que vivemos atualmente, sem espaços para o romantismo, poder contar com um ser humano como Angelim é um privilégio.

Obrigado por tudo, Angelim! Obrigado por ter feito parte da história rubro-negra durante seis anos. Por ter dado a alma em campo em prol das vitórias do Flamengo. Por ter posto de lado sua própria vaidade em favor do Mais Querido. “Minha maior vaidade é ver o Flamengo vencer”, disse o zagueiro logo após a conquista do hexacampeonato brasileiro. Por essas e outras, jamais me esquecerei do “Magro de Aço”. E tenho certeza que a Nação também não. Você já faz parte do Flamengo e será eternamente lembrado. Mais uma vez, muito obrigado!

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.