quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

2011 - Um ano mascarado


Enquanto muitos acreditavam num ano promissor por conta das contratações e do título invicto no Campeonato Carioca, o que se viu no resto a temporada foi um time sem padrão tático e totalmente irregular.
Com uma total dependência de Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves, a equipe rubro negra pecou nos momentos cruciais das competições em que disputou e acabou eliminado de todas.
Na Copa do Brasil veio a perda da invencibilidade. Logo nas quartas de final, o Flamengo perdeu para o Ceará o primeiro jogo, no Engenhão, por 2x1. No jogo de volta, necessitando de um resultado positivo, os comandados do questionado Vanderlei Luxemburgo fizeram daqueles 20 minutos iniciais os melhores da temporada até o momento. Com 2 de Thiago Neves, a equipe abriu uma boa vantagem e poderia até sofrer 1 gol que se classificaria.
No entanto, todos nós sabemos qual foi o final daquela partida(com muita confusão). Aquele seria apenas o primeiro algoz rubro negro no ano.
O primeiro turno do Campeonato Brasileiro foi proveitoso. A equipe fechou em 2º lugar, com 36 pontos, somente 1 a menos do que o até então líder Corinthians(confira abaixo a diferença entre os 2 primeiros colocados).
Clube PG Jg Vit Emp Der GP GC Saldo CA CV
Corinthians 37 19 11 4 4 30 18 12 38 0
Flamengo 36 19 9 9 1 33 21 12 48 2
No entanto, o longo período de 10 partidas sem vitória(5E e 5D) distanciou a equipe da Gávea do título nacional.
Após voltar a vencer, todos acreditavam numa possível arrancada - como aquela de 2009 - e que o título pudesse voltar para a Gávea. Porém, a irregularidade quase fez com que o Flamengo não chegasse nem a Libertadores de 2012.
Para o ano que vai chegar, a diretoria precisa se reunir com o departamento de futebol para traçar metas e, principalmente, um bom planejamento para a temporada.
O nosso "profexô" precisa ter mais coerência nas escalações e nas contratações. Também precisa parar de implicância com certos jogadores que poderiam fazer parte do elenco rubro negro(como Emerson Sheik e Adriano, por exemplo) e, o que mais irrita os torcedores, a insistência com algumas "cartas certas" como Renato, Fierro, Rodrigo Alvim e David Braz.
Torcedores e alguns cartolas do Fla veem com bons olhos a volta de Marcos Braz como vice de futebol.
Mais um ano está para começar. Dessa vez, que seja uma temporada boa, com títulos(além do Carioca) e demonstração de raça. Os astros do time da Gávea precisam, acima de tudo, mostrar regularidade e o porquê vieram. As contratações devem ser de PESO e não apostas, como ocorreu este ano.
Vamos ver no que vai dar!
Um bom Natal e um próspero Ano Novo a todos!
Um grande abraço, Flávio.

(tabela 1º turno via Pablo dos Anjos)
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.