domingo, 3 de abril de 2011

Flamengo x Botafogo - Final do Brasileirão de 1992


Bem vindo a minha segunda postagem no Flamengo em foco! Hoje, o jogo abordado será, nada mais nada menos do que o Pentacampeonato conquistado pelo clube da Gávea.
O Campeonato Brasileiro de 1992 foi marcado pela superioridade dos clubes cariocas, em especial Flamengo e Botafogo.
O rubro negro carioca passou por um jejum incômodo no campeonato nacional. Ficou 6 partidas seguidas sem vencer, sendo 4 derrotas e 2 empates. Depois de ser goleado pelo seu maior rival, o Vasco da Gama por 4x2 no Maracanã, Carlinhos ajustou e mesclou juventude com experiência. Sendo comandado dentro das quatro linhas por Júnior, que com 38 anos ainda jogava um baita futebol, o clube teve uma bela reação no resto do Campeonato e chegou as finais com uma campanha regular, tendo 11 vitórias, 7 empates e 7 derrotas, totalizando 25 jogos.
Já o Botafogo chegou com a segunda melhor campanha da primeira fase e foi o primeiro colocado na segunda fase. Com um time muito equilibrado, o alvi negro tinha a vantagem do empate nas duas partidas, por ter se classificado em primeiro lugar. A campanha do Botafogo foi mais regular do que a do rival Flamengo, contando com 15 vitórias, 3 empates e 7 derrotas, totalizando 25 jogos.
Como na época o sistema do Campeonato Brasileiro consistia em 2 jogos nas finais, sendo ida e volta, os jogos ocorreram no Maracanã, já que as duas equipes eram da capital.
Na primeira partida, com 117.000 torcedores, o Flamengo precisou apenas de 1 tempo para matar a partida. Comandados por Júnior, o rubro negro abriu o placar o próprio Júnior, aos 15 minutos. Aos 34, Nélio, num lance de atenção, só tocou entre as pernas do goleiro alvi negro Ricardo Cruz. Pra fechar o caixão, Gaúcho, 4 minutos depois do gol de Nélio, fez o terceiro gol depois de uma bela jogada de Piá pela ponta esquerda. O time do Botafogo parecia não ter entrado em campo até o fim do primeiro tempo, e o Fla soube aproveitar esse momento sonolento do time rival.

Já no segundo tempo, o time de General Severiano perdeu oportunidades claras de gols e praticamente deu adeus ao inédito título brasileiro. Com o apito final, o que parecia fácil para o
Bota se tornou uma missão complicadíssima. O alvi negro precisaria de uma vitória por 3 gols de diferença para se tornar campeão brasileiro daquele ano.
O dia tão esperado chegou e as duas equipes entraram no campo determinadas a conquistar a
vitória. Para quem pensava que o rubro negro "deitaria" na sua vantagem, se enganou. O time começou a partida como se estivesse perdendo e aos 42 minutos do primeiro tempo, Júnior,
numa cobrança magnífica, abriu o placar. O primeiro tempo acabou e só restava mais 45 minutos pra sair o campeão daquele ano.
A segunda etapa chegou e o time da Gávea continuava melhor, pressionando a equipe adversária. Tanto pressionou que deu resultado. Logo aos 10 minutos, o ala Julio Cesar ampliou o placar para 2x0. Depois do segundo gol, os flamenguistas nas arquibancadas já comemoravam. Porém, aos 38 minutos, Pichetti diminuiu para o Bota, e aos 43 Valdeir empatou. Nada que tirasse a confiança do elenco rubro negro. O Flamengo conquistava seu 5º título
nacional, se sagrando o PRIMEIRO PENTACAMPEÃO BRASILEIRO. Festa na Gávea merecida.

O único fato negativo foi que no decorrer da partida uma parte da grade do anel superior cedeu, e centenas de pessoas que estavam ali caíram, provocando a morte de 3 torcedores rubro negros.

FICHA TÉCNICA DO 2º JOGO:


Flamengo: Gilmar; Charles, Gottardo, Gelson e Fabinho(Mauro); Uidemar, Júnior e Zinho; Piá, Gaúcho e Júlio César. Técnico: Carlinhos.
Botafogo: Ricardo Cruz; Odemilson, Renê Playboy, Márcio Santos e Válber; Carlos Alberto, Pingo e Carlos Alberto Dias. Valdeir, Vivinho (Jeferson) e Chicão (Pichetti). Técnico: Gil.
 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.